Pousada Barroco na Bahia
Home
Mapa de Localização
Histórico
Memorial D. Lucas
Órgão
Coro
Centro Cultural
Sala Dom Lucas Moreira Neves
Pousada
Berlin Café
Programação
Óperas
Discografia
Imprensa
Colabore
Livro de Visitas
Links
Descubra o Barroco na Bahia
Fale Conosco

Hänsel und Gretel > Resumo

I Ato

Joãozinho e Maria, filhos de um pobre casal de vassoureiros, continuam felizes apesar da fome e da miséria que passam. Naquele dia, ao invés de realizar os trabalhos que a mãe mandou, aproveitam o tempo para cantar e dançar. Ao voltar para casa, ela se zanga e briga com os filhos. De tanta decepção ela acidentalmente quebra a única panela de leite que lhes restava. Cheia de raiva ela manda as crianças para a floresta. Eles devem juntar frutas para a família faminta poder jantar. No entre tempo o pai chega em casa, levemente embriagado com uma cesta cheia de salsichas, toucinho, manteiga, café, ovos, feijão e outras delícias. Os negócios estavam ótimos naquele dia. Um sentimento sombrio toma conta dele ao perguntar pêlos filhos. Joãozinho e Maria poderiam se perder facilmente ao entardecer e cair nas mãos da bruxa malvada. Os pais saem correndo para a floresta, atrás dos filhos.

 

II Ato

Joãozinho e Maria chegam nas proximidades do "Ilsenstein" e descansam debaixo de um pinheiro, onde um alimenta ao outro com as frutas colhidas. Com o chegar da noite, a floresta, antes bonita e acolhedora, de repente se mostra ameaçadora e fantasmagórica. Maria fica mais apavorada a cada minuto que passa e Joãozinho, fingindo coragem, tenta acalmá-la. O Gênio do Sono se aproxima gentilmente das crianças jogando o pó do sono nos seus olhos. Elas rezam uma oração e adormecem abraçados de baixo do pinheiro.

 

III Ato

Ao amanhecer aparece a Fada do Orvalho e coloca orvalho em cima dos adormecidos. As crianças acordam e se surpreendem vendo montes de bolos, tortas, doces e biscoitos. Curiosas elas se aproximam e começam a petiscar. Levando um grande susto eles se deparam com uma velha feia: A BRUXA. Os dois querem sair correndo mas, por um feitiço, ficam imóveis. A bruxa tranca Joãozinho em uma jaula e o engorda com passas e amêndoas com a intenção de devorá-lo. Antecipadamente alegre, na expectativa da ótima refeição ela começa uma feroz corrida com a vassoura em volta da sua casa. Para Maria poder ajudá-la ela retira o feitiço da menina com uma frase mágica. Maria decora as palavras e num momento oportuno ela quebra o feitiço do irmão. Quando a bruxa manda Maria verificar a temperatura do forno, a menina esperta finge tanta falta de jeito, que a própria bruxa se abaixa para dar uma olhada no fogo. Exatamente nesse momento Joãozinho foge da jaula e com forças unidas as crianças empurram a bruxa nas chamas ardentes. Eufóricos, os irmãos se agarram num abraço alegre pela salvação.

Oliver Walter Schwartz

 

Início
Voltar
Resumo
Ficha Técnica
Biografias
Fotos

Barroco na Bahia
Rua Jogo do Carneiro, 34 - Saúde
Telefone: +55 71 3241-6031 Fax: +55 71 3241-6805
E-mail: barroco@barroconabahia.com.br

Desenvolvido por: Valter de Carvalho