Pousada Barroco na Bahia
Home
Mapa de Localização
Histórico
Memorial D. Lucas
Órgão
Coro
Centro Cultural
Sala Dom Lucas Moreira Neves
Pousada
Berlin Café
Programação
Óperas
Discografia
Imprensa
Colabore
Livro de Visitas
Links
Descubra o Barroco na Bahia
Fale Conosco

Parsifal > Biografias

Volker Horn, Parsifal (tenor)
Nasceu em Klagenfurt, Áustria e recebeu a primeira formação musical como membro do famoso coro de meninos "Regensburger Domspatzen". Quando criança participou do Festival Richard Wagner em Bayreuth, cantando o "Hirtenknabe" na ópera "Tannhäuser". Formou-se em violino e canto pela Escola Superior de Música em Viena. Afualmente, é membro da "Deutsche Oper Berlin” e está cantando, também, em várias casas de óperas famosas, como "Münchner Staatsoper", "Opernhaus Zürich”, “Staatstheater Wiesbaden”, “Staatstheater Karlsruhe”, Veneza, Turino, Catania, Barcelona, Praga e Tel Aviv, interpretando personagens como “Max" do "Franco Atirador" de Weber, "Tamino" da "A Flauta Mágica” de Mozart e em óperas de Wagner, com as personagens "Froh" e "Loge" do "Anel dos Nibelunges”, “Erik” do “Navio Fantasma”, “Lohengrin” e “Parsifal”. Além de ópera, Volker Horn canta, também, em concertos na Áustria, Alemanha, Espanha, Suíça, Dinamarca, Finlândia, França e Japão, em “Missa Solemnis” de Beethoven, “A Criação” de Haydn, “Te Deum” de Bruckner, várias “Missa da Coroação” de Mozart e “Gurre Lieder” de Schoenberg entre outros. Ele participou de várias gravações de rádio e televisão na Alemanha e inúmeras gravações de cd com Herbert von Karajan, Giuseppe Sinopoli, Bernhard Klee, Rolf Reuter e outros. Com a nossa produção de “Parsifal”, estará estreando no Brasil.

Michael Junge, Amfortas (barítono)
Nascido em 1989 em Beckendorf, Alemanha, iniciou seus estudos musicais com aulas de piano aos sete anos de idade. Com treze anos, participava do Coral Especial do Teatro de Brandenburgo. Continuou seus estudos de canto, formando-se em regência coral. De 1979 a 1984, estudou na Escola Superior de Música Franz Liszt em Weimar, onde desde 1984 participa como barítono no Teatro Nacional Alemão. Após numerosas participações em concursos de canto nacionais e internacionais, apresenta-se em óperas e concertos por toda Alemanha, Polônia e Liechtenstein. Ele participa freqüentemente de "Liederabende", tendo gravado várias peças para rádio e televisão. Desde 1992 aperfeiçoa seus estudos de canto com a Professora Anna Reynols e o Jean Cox. Em 1994 ganhou uma bolsa de estudos da Associação Internacional Richard-Wagner, e desde 1995 está engajado como barítono em Altenburg-Gera. Dentre as inúmeras óperas e concertos podemos destacar interpretações de "Conte Almaviva" ("As Bodas de Figaro" de Mozort), "Marcello"("La Boheme" de Puccini), "Wolfram" ("Tannhüuser" de Wagner), "Figaro"("0 Barbeiro de Sevilha" de Rossini), bem como participações na "Missa Solemnis" (Liszt), "Nona Sinfonia" (Beethoven), "O Messias" (Mozart), "As Paixões", "Magnificat" e "Missa em si bemol" (Bach), "Um baile de mascara", "Don Cario", "La Traviata", "Rigoletto" (Verdi) e muitos outros. Michael Junge interpretou em 1998, em nossa montagem da "Flauta Mágica", no TCA, o papel de Papageno.

Frank Wörner, Gurnemanz (baixo)
Nasceu em Esslingen e se formou na Escola Superior de Música de Stuttgart e na "Schola Cantorum" em Basel, Suíça com o professor Kurt Widmer. Após da formação ainda continuou os estudos operísticos na "Opernschule Stuttgart", com Profa. Luisa Bosabalian e Carl Davis. Vários cursos de mestre "Meisterkurse" com Jakob Stämpli e Hermann Prey completaram os estudos. Ele foi contratado pelos teatros de Neidelberg, Trento e Bologna/ Itália, Braunschweig e no teatro BFM de Genf / Suíça. Também atuou em vários festivais como cantor de concerto e de “Liedsänger" como em, no "Festival Ars Música", "Herbsliche Musiktage in Bad Urbach", "Orchestre e Del Veneto" / Itália, e "Westfälisches Musikfest" in Münster. Interpreta, também, Música contemporânea em várias produções de rádio e gravações de CD. Com a personagem de "Gurnemanz" em "Parsifal", ele estará estreando no Brasil.

Regine Lehmann-Kõbler, Kundry (Mezzo-Soprano)
Nascida na cidade de Leipzig, Alemanha, filha do organista Prof. Robert Köbler, desde cedo recebeu incentivos para seguir carreira de musicista. Estudou canto na Escola Superior de Música de Leipzig com Prof. Christa Nowak. Participou de numerosos cursos e seminários com renomados professores. Diplomou-se no "VIII Concurso Nacional para Jovens Cantores de Ópera" realizado na República Democrática Alemã e participou do X. Concurso Internacional Robert Schuhmann. Ativa participante em diversos concertos e oratórios em Leipzig e Berlin bem como na casa de ópera de Halle, onde interpretou a famosa ópera de Strauss "O Cavaleiro da Rosa", assim como "Os Mestres cantores de Nürnberg", Linz (Áustria), Heidelberg entre outras. Desde 1987 é contratada como Mezzo-Soprano na Ópera de Chemnitz. Em 1993 apresentou-se em Lãs Palmas e em 1994 na cidade de Rimini sob a elogiada encenação de Sir Peter Ustinov. Canta música barroca em apresentações solo, bem como obras de antigos compositores italianos. Regina Köbler-Lehmann estreou no Brasil em 1998 na montagem da "Flauta Mágica" de W.A. Mozart no papel da Terceira Dama. Em 1999, interpretou o papel de "Hänsel", na produção de "Hänsel und Gretel", em Salvador.

Maestro Ulrich Vogel, Direção musical
Nasceu em Annaberg, Saxônia e recebeu a primeira formação musical em piano no Conservatório de Zwickau.Ulrich Vogel se formou em piano, composição e regência na Escola Superior de Música "Felix Mendelssohn Bartholdy" em Leipzig. O jovem músico ganhou vários prêmios em regência e música de câmera. Entre 1988 e 1994 ele trabalhou como Kapellmeister na ópera de Leipzig. Desde 1994 trabalha como professor na Escola Superior de Música em Leipzig. Ulrich Vogel está atuando como regente com várias orquestras como o "Gcwandhausorchester" em Leipzig, "Staatskapelle" em Weimar, "Rundfunkorchester" em Leipzig e "Rundfunkorchester" emBerlin. Além disso, Ulrich Vogel está regendo várias orquestras na Europa e no exterior, como nos Estados Unidos, Israel e agora também no Brasil. Em 2000 Ulrich Vogel interpretou "Der Ring Der Nibelungen" de Richard Wagner em Zurique. Nos anos passados, foi também o diretor musical das nossas produções das óperas "O Rapto do Serralho" de Mozart (2000) e "O Franco Atirador" de Carl Maria von Weber (2001).

 

Início
Voltar
Resumo
Ficha Técnica
Biografias
Fotos

Barroco na Bahia
Rua Jogo do Carneiro, 34 - Saúde
Telefone: +55 71 3241-6031 Fax: +55 71 3241-6805
E-mail: barroco@barroconabahia.com.br

Desenvolvido por: Valter de Carvalho