Pousada Barroco na Bahia
Home
Mapa de Localização
Histórico
Memorial D. Lucas
Órgão
Coro
Centro Cultural
Sala Dom Lucas Moreira Neves
Pousada
Berlin Café
Programação
Óperas
Discografia
Imprensa
Colabore
Livro de Visitas
Links
Descubra o Barroco na Bahia
Fale Conosco

O Rapto do Serralho > Biografias

Roxana Incontrera, Konstanze (soprano)
N nascida na Romênia, na cidade de Plojesti, iniciou muito cedo sua educação musical. Prosseguiu seus estudos de canto em Bucarest com Magda Ianculescu. Desde 1985 atua na Alemanha, tendo se apresentado em numerosos teatros, dos quais podemos destacar o Teatro Mu nicipal de Rudolstadt, Teatro Municipal de Halle, Ópera de Chemnitz e de Leipzig e o Teatro Estadual da Saxônia, entre outros. Na Ópera de Semper em Dresden, onde desde 1988 faz parte do grupo fixo de cantores contratados, Roxana tem se apresentado em muitas óperas, tendo feito sua estréia no papel de "Ra inha da Noite" em "A Flauta Mágica" de W.A.Mozart. Em 1990 ganhou a "Bolsa de Estudos Richard Wagner" na cidade de Bayreuth. Roxana interpretou famosos papéis como "Rosina" em "Barbeiro de Sevilha" de Rossini, "Olympia" em "Contos de Hoffmann" de Jaques Offenbach), "Konstanze" "O Rapto do Serralho" de W.A.Mozart, "Fiakermilli" em "Arabella" de R.Strauss, "Oskar" em "Baile de Máscaras" de Giuseppe Verdi, "Zerbinetta" em "Ariadne de Naxos" de R.Strauss, "Violetta" em "La Traviata" de G.Verdi. Roxana está no auge de sua brilhante carreira, sendo freqüentemente requisitada por famosas casas de ópera, com destaque das casas de ópera em Bar­ celona e Paris, bem como em Berlin, Düsseldorf e Bayreuth. Entre os famosos dirigentes e di retores com os quais Roxana tra­ balhou, podemos citar Herz, Kupfer, Hollmann, Konwitschny, Marelli, Adam, Reuter, Prick, Fiore, Caetani, Metzmacher, Kout e Sinopoli. Roxana participará da nova encenação da ópe­ra "Ariadne de Naxos" interpretando o papel de "Zerbinetta", sob a direção de Sir Colin Davis, que será apresentada na cidade de Dresden em 1999. Roxana Incontrera estreou no Brasil em 1998 na produção da "A Flauta Mágica" onde interpretou o papel de "Rainha da Noite".

Bodil Arnesen, Blonde (Soprano)
Nasceu em Harstad, Noruega e se formou no Conservatório de Música em Roga-Land, Noruega. Bodil Arnesen ganhou em 1990 e prêmio da televisão alemã ARD em Munique, em 1999 o prêmio "Princesa Astrid" em Trontheim, Noruega e em 1996 o prêmio "Robert-Schumann" em Zwickau, Alemanha. Além de repertório de oratório e "Lied", Bodil está interpretando o papel de "Pamina" em "A Flauta Má­gica" de Mozart, a "Marzelline" em "Fidelio" de Beethoven e "Sophie" em "O Cavalheiro da Rosa" de R. Strauss. Bodil Arnesen cantou durante a abertura dos jogos olímpicos em Lillehammer em 1996. Além da Noruega e da Alemanha, Bodil Arnesen canta em Amsterdã, Oslo, Nova York, Luxemburgo, Barcelona, Japão, Hong Kong, Singapura e Tokio.

Stephan Zelck, Belmonte (Tenor)
N nasceu em Hamburgo. Desde cedo cantou em vários corais e teve uma forte ligação para o repertório clássico no oratório. Stephan Zelck estudou a partir de 1991 na Escola Superior de Música e Teatro em Hamburgo com P rof. James Wagner. Stephan Zelck ganhou em 1999 o primeiro prêmio do Concurso Elise Meyer em Hamburgo em Canto. O jovem tenor já participou em várias produções de ópera como "Tamino" na "A Flauta Mágica" de Mozart, o "Conde" na ópera "Cherubin" de Massenet, como o "Candide" na ópera "Candide" de Bernstein. Este ano já interpretou o papel de "Titus" na ópera "Titus" de Mozart em Praga. Além de ópera Stephan Zelck canta Cantatas, Oratórios e "Lieder". No Brasil está agora estreando com o papel de "Belmonte" no "Rapto do Serralho" de Mozart.

Michael Gann, Pedrillo (Tenor)
Nasceu em Heidelberg e estudou na Escola Superior de Música em Karlsruhe e se aperfeiçoou com os professores de canto Berhard Adler (Stuttagrt), Nicolai Iossifov (Stuttgart) e Richard Miller (Salzburg). O jovem tenor Michael Gann já interpretou entre outros os papeis de "Monostatos" na "A Flauta Mágica", o "Fernando" na "Cosi fan tutte", o "Basilio" em "Bodas de Figaro" todos de Mozart, o "Bardolph" em "Falstaff" de Verdi, o "Wenzel" em "Die verkaufte Braut" de Smetana, "Scaramuccio, Tanzmeister" em "Ariadne" de R. Strauss e "Arnalta e Luciano" da "Incoronazione de Poppea" de Monteverdi. Desde 1993 Michael Gann está contratado como solista na casa de ópera em Munique (Gãrtnerplatztheater). Além disso ele canta freqüentemente nas casas de ópera em Regensburg, Augsburg, Dresden, Bonn, Freiburg, Staatsoper München e Festival de Richard Wagner em Bayreuth.

Tom Mehnert, Osmin (Baixo)
Nascido em Chemnitz, recebeu a sua primeira formação musical com Profa. Karin Mitscherling. Com 10 anos ingressou no famoso coral de crianças "Dresdner Kreuzchor"; mais tarde, já com a voz adulta e masculina participou do "Windsbacher Knabenchor". Tom Mehnert formou-se no "Richard-Strauss-Konservatorium" de Munique com a Profa. Ursula Hirschberger e participou de cursos do "Münchner Singschule" com Prof. Metternich e Prof. Haeflinger. O jovem cantor estreou em Cottbus "Staatstheater" na personagem de "Colline" de "La Boheme" em 1995. Desde 1997 ele é contratado em Dortmund "Staatstheater" onde já cantou as personagens de "Daland" em "Fliegender Hollànder" de Richard Wagner, "Osmin" no "Rapto do Serralho" de W. A. Mozart, o "Ramphis" em "Aida" de G. Verdi e outros. Tom Mehnert canta freqüentemente com Helmut Rilling no coral "Gächinger Kantorei", "Festival de ópera de Salzburgo", "ópera de Amsterdã" e com a "Philharmonia Orchestra Londres" na "Royal Festival Hall" em Londres regido pelo Christoph von Dohnányi.

Dieter Hönig, Paxá Selim (Ator)
Nasceu em Stuttgart. Formado na Escola Superior de Música em Stuugart como Cantor de ópera. Desde 1971 é contratado como Baixo em "Staatstheater" de Kassel onde está atuando em vários produções de ópera de Mozart, Rossine, Wagner e óperas contemporâneas. Dieter Hönig também interpreta vários papeis de opereta e musical e está freqüentemente cantando nas casas de ópera em Madri, Lisboa, Düsseldorf, Stuttgart, Bremen, Saarbrücken e Weimar. O ator e cantor Dieter Hönig interpretou o papel de Paxá Selim em Kassel na produção de Peter Mussbach.

Roman Hovenbitzer, Direção Artística
Nascido em Düsseldorf (Alemanha), começou já com oito anos de idade a aprender piano e trompa. Estudou música sacra e órgão em Münster. Em 1992 passou a se dedicar ao teatro na Escola Superior de Música e Te
atro em Hamburgo com o professor Götz Friedrich. Já diplomado em teatro, aos 24 anos começou a trabalhar como assistente da direção artística no Teatro Estadual de Kassel, e já dois anos após desta primeira contratação trabalhava como di retor artístico em várias produções de ópera. Ainda durante seus estudos Roman Hovenbitzer estagiou em várias casas de ópera, com Kurt Horres, Willy Decker, Götz Friedrich, Harry Kupfer, Thomas Schulte-Michels, Uwe Schwarz e Pet Halmen. Em 1995, trabalhou como assistente da direção artística na produção de "Boris Godunow" no Teatro Municipal de Krefeld- Mönchengladbach. Durante os anos de 1997 à 1999 assumiu uma grande responsabilidade de trabalhar na grande encenação do "Anel dos Nibelunges" de Richard Wagner com Michael Leinert no Teatro Estadual de Kassel. Entre várias produções teatrais do jovem diretor artísti co em Kassel, pode-se destacar a produção de "Norma" de Vicenzo Bellini e "Don Pasquale" de Gaetano Donizetti em 1998, a produção de "Hänsel und Gretel" de Engelbert Humperdinck em 1999 em Salvador, "Der Freischütz" de Carl Maria von Weber em 1999 em Hamburgo e "Die verkaufte Braut" de Friedrich Semetana em 2000 em Dortmund.

Maestro Ulrich Vogel, Direção musical
Nasceu em Annaberg, Saxônia e recebeu a primeira formação musical em piano no Conservatório de Zwickau. Ulrich Vogel se formou na Escola Superior de Música "Felix Mendelssohn Batholdy" em Leipzig em Piano, Composição e Regência. O jovem músico ganhou vários prêmios em regência e música de câmera. Entre 1988 e 1994 ele trabalhou como Kapellmeister na ópera de Leipzig. Desde 1994 trabalha como professor na Escola Superior de Música em Leipzig. Ulrich Vogel está aluando como regente com várias orquestras como o "Gewandhausorchester" em Leipzig, "Staatskapelle" Weimar, "Rundfunkorchester" Leipzig e "Rundfunkorchester" Berlin. Além disso, Ulrich Vogel está regendo várias orquestras na Europa e exterior com Estados Unidos, Israel e agora também Brasil.

Anna Siegrot, Cenário
Nasceu em Stuttgart e descobriu o amor pelo teatro no Teatro em Tübingen (Zimmertheater) onde atuava na área técnica-artística. Anna Siegrot se formou como cenografista em "Central School of Speech and Drama" em Londres / Inglaterra. Antes da volta para Alemanha fez os cenários para as produções nos teatros "Young Vic" em Londres e "Frascati Theatre" em Amsterdã e Holanda. Desde 1995 Anna Siegrot está atuando como cenografista no Teatro estadual em Kassel / Alemanha.

Claudia Helling, figurinos
Nasceu em Flöha, Saxônia, e se formou em modas e design na Escola de Belas Artes em Berlin Weissensee. Claudia Helling trabalhava como assistente de figurinos no teatro de Leipzig e em "Deutsches Theater Berlin". Desde 1998 trabalha no teatro em Oberhausen onde atuou em 1999 na produções "Die Flusspferde", "Cyrano", "Rosen auf den Weggestreut" e "Ein Elseler Abend". Em 2000 ganhou o prêmio de NDR para o teatro jovem infantil.

 

Início
Voltar
Resumo
Ficha Técnica
Biografias
Fotos

Barroco na Bahia
Rua Jogo do Carneiro, 34 - Saúde
Telefone: +55 71 3241-6031 Fax: +55 71 3241-6805
E-mail: barroco@barroconabahia.com.br

Desenvolvido por: Valter de Carvalho