Pousada Barroco na Bahia
Home
Mapa de Localização
Histórico
Memorial D. Lucas
Órgão
Coro
Centro Cultural
Sala Dom Lucas Moreira Neves
Pousada
Berlin Café
Programação
Óperas
Discografia
Imprensa
Colabore
Livro de Visitas
Links
Descubra o Barroco na Bahia
Fale Conosco
Desde junho/2005, está instalado aqui o consulado da República Federal da Alemanha.
Com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento – KfW (Frankfurt), foi possível a aquisição e reforma de um casarão do fim do século XIX, vizinho ao Centro Cultural Barroco na Bahia, no bairro da Saúde.

O primeiro anexo está ampliando as instalações do Centro Cultural, que ganhou um pátio bem maior, uma sala de música de câmera (“Sala Dom Lucas Moreira Neves”), um escritório novo, nove suítes para visitas e uma sala de restauração de peças sacras.

A solene inauguração aconteceu em 25 de abril de 2004, através do Embaixador da Alemanha e representantes do Banco KfW da Alemanha, além de autoridades locais, convidados e o Coro e Orquestra Barroco na Bahia.

O interior da "Sala Dom Lucas Moreira Neves"

O público em um dos nossos concertos.

A “Sala Dom Lucas Moreira Neves”, completamente climatizada, possui um piano de cauda, um cravo e um órgão de tubos com cinco registros e quatrocentos e quinze tubos . Sua decoração é em estilo clássico-grego, com colunas e sancas no estilo jônico e três castiçais neobarrocos, feitos especialmente para nossa sala, em uma pequena manufatura em São João Del Rei – Minas Gerais. Neste espaço, acontecerão freqüentemente concertos de câmera. No centro da sala, frente ao piano, foi instalado um grande retrato em estilo neobarroco, com moldura dourada, do nosso fundador Dom Lucas Cardeal Moreira Neves, pintado pelo artista Fábio Braga, de São João Del Rei, antigo vizinho e amigo da família Moreira Neves.

Os nove apartamentos que fazem parte da Pousada Barroco na Bahia, que estão hospedando as visitas do nosso projeto, estão funcionando com aconchegantes suítes decoradas por Márcio Noia. As suítes levam os nomes dos maiores compositores alemães, tais como Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Joseph Haydn, Georg Friedrich Handel, Franz Schubert, Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn Bartholdy, Johannes Brahms, Richard Strauss e Richard Wagner. Veja mais em "pousada" no menu à esquerda.

O complexo "Centro Cultural Barroco na Bahia", visão do pátio: a esquerda, fachada interna da "Sala Dom Lucas Moreira Neves"
O pátio, totalmente pavimentado, possui vagas para 25 carros, além de mesas e cadeiras embaixo de uma mangueira centenária. Ao fundo, atualmente, encontram-se um anexo com duas novas salas de aula. No novo prédio está se incorporando perfeitamente ao Centro Cultural Barroco na Bahia, utilizando as mesmas cores da fachada exterior como a antiga residência Simões Filho, destacando-se especialmente a fachada da frente, com seus ornamentos neoclássicos do fim do século XIX.
 

Barroco na Bahia
Rua Jogo do Carneiro, 34 - Saúde
Telefone: +55 71 3241-6031 Fax: +55 71 3241-6805
E-mail: barroco@barroconabahia.com.br

Desenvolvido por: Valter de Carvalho